Resumo do livro Agatha Christie: Depois do Funeral
Agatha Cristie
Depois do funeral
O Livro é muito interessante e prende o leitor da primeira a última página, como é o caso de todas as histórias da Agatha Christie.
“Depois do Funeral” é mais uma história que será desvendada pelo grande detetive Hércule Poirot.
Tudo começa com a morte repentina do velho Richard Alberthine.
E durante o funeral a família se reune depois de muito tempo separados. Entre eles está a irmã do senhor Richard, Cora Lanquansnet, afastada de todos há um mais de 20 anos.
Cora era muito dada a falar fora de hora e muito inconveniente, tinha costume de inclinar a cabeça para o lado dirito em movimento porque lembrava um pássaro.
Durante o funeral Cora insinua que seu irmão tinha sido assassinado, causa um mal estar entre os parentes, mas como tem fama de falar o que vem na cabeça ninguém dá importância. Após o enterro do sr Alberthine, Cora é assassinada e a insinuação feita por ela anteriormente causa um grande impacto e aumenta o mistério.
O que estaria por trás do assassinato dos dois?
O detetive Poirot inicia a investigação e começa aparecer vários suspeitos.
A Dama de companhia de cora é envenenada com arsênico em um bolo de noiva enviado pelo correio, mas não morre.
Helen cunhada dos dois ( cora e Richard), leva uma pancada na cabeça quando estava prestes a revelar um detalhe ocorrido no dia do funeral que poderia revelar o assassino. Vai para o hospital, mas sobreviveu.
Somente no último Capítulo do livro o detetive Poirot reúne todos os parentes e revela suas investigações.
A Cora que compareceu ao funeral não era a Srta Gilchrist a dama de companhia de Cora Lansquenet que havia aproveitado o fato da família não se lembrar direito de Cora e como conhecia a história da família podia repetir tudo e convencê-los de que era a verdadeira.
Vestiu as roupas de Cora e colocou alguns enchimentos,uma franja postiça e praticou os trejeitos em frente ao espelho para imitá-la diante dos parentes. Só esqueceu que no espelho a imagem mostrada está invertida levantando suspeita em Helen.
Enquanto Gilchist estava no funeral tramando tudo Cora estava em casa dopada.
No dia seguinte a verdadeira Cora aparece morta.
Gilchist mata a patroa para ficar com um quadro que valia 5000 libras.
Vale apena ler o livro, porque os detalhes são surpreendentes até chegar ao desfecho final.
Os motivos do assassinato e o envenenamento da Srta Gichrist por ela mesma para se livrar das investigações.